Evite comprar guloseimas.

Quando for ao supermercado  elimine as que já estão na despensa. Deixar os pacotes em casa, imaginando que você vai resistir às tentações, demanda um esforço grande e desnecessário.Quebre a barra de chocolates em quadradinhos pequenos.


Quebre a barra em quadradinhos pequenos.

É muito mais fácil exagerar quando você está com a barra inteira na mão. Experimente os chocolates com 70% de cacau, eles podem te surpreender.


Guarde na geladeira porções de frutas lavadas e cortadas.

Elas são a melhor opção de sobremesa e um lanche saudável para os intervalos entre as refeições. Só não exagere na quantidade –depois de cortadas, as frutas estragam mais rapidamente.


Retire panelas e travessas de comida da mesa após montar seu prato.

Isso evita que você fique repetindo as porções ou se sinta na obrigação de terminar um prato só porque falta pouco.


Olhe tudo antes de montar seu prato.

Assim é possível visualizar a refeição completa sem correr o risco de repetir dois grupos alimentares ou se arrepender de pegar determinado alimento.


Divida a refeição em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa.

Isso facilita a soma de calorias e evita exageros, desde que você dê preferência a grelhados no prato principal e frutas na sobremesa.


Resista à tentação de pegar um pouco de tudo.

Restaurantes por quilo costumam oferecer uma variedade enorme de alimentos e combinações, por isso, comer um pouco de cada certamente deixa o prato volumoso e calórico.


Evite repetir um mesmo grupo alimentar.

A maioria das pessoas não sabe como dosar a quantidade de arroz e macarrão (carboidratos) em uma mesma refeição. Por isso, prefira consumir somente uma variedade por dia e deixe o outro para depois.

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